segunda-feira, 9 de junho de 2008

O que é a IARA?


IARA é uma grife de roupas inspiradas na beleza e cultura amazônica. Seu diferencial é a utilização de matérias-primas naturais para a confecção de seus produtos, como fibras de Curauá planta típica da ilha do Marajó, folhas Biribá, palhas de Tururí, fibra da palmeira de Ubuçú utilizadas nas confecções de bolsas e outros acessórios. Durante o extrativismo destas matérias-primas existe a necessidade do beneficiamento através de um processo de amaciamento, sem a utilização de produtos químicos, preservando a originalidade da fibra.
Ao aperfeiçoar as técnicas e aprimorar o diferencial dos produtos foi fundamental buscar outros recursos, como por exemplo, a utilização de escamas de peixe no preparo dos detalhes de cada peça fabricada, como nos bordados.
Os produtos da grife são representados pela silhueta da Mãe d’água – Sereia da Amazônia, divindade ligada à água e criada no imaginário de comunidades ribeirinhas – e reforça o orgulho das mulheres da comunidade por sua cultura nativa e garante um apelo comercial e o fortalecimento da imagem da organização.

Nenhum comentário: